Os bolinhos de chuva são muito famosos no Brasil desde os tempos da Dona Benta do ”Sítio do Pica-Pau Amarelo” e mesmo sendo uma dessas receitas fáceis da vovó, muita gente ainda aprecia esse doce para acompanhar um bom café. Esta massa costuma render de 8 a 10 porções. Se você tiver menos pessoas na sua casa, corte os ingredientes pela metade pois esta é uma das receitas rápidas da minha família, que na infância, lembro-me de ser numerosa.

bolinho de chuva

Receita de Bolinho de chuva

Ingredientes:

  • bolinho de chuva tradicional2 ovos inteiros [ a clara é necessária para deixar a massa mais aerada
  • 10 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 e 1/2 xícara de leite em temperatura ambiente
  • 3 a 4  xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
  • 4 colheres  de chá de fermento em pó químico
  • Canela e açúcar para polvilhar [prefira açúcar tipo cristal]
  • Óleo para fritura [quanto mais óleo na panela, mais sequinha a sua fritura, portanto, não economize aqui]
  • Raspas fininhas de um limão se quiser amenizar o gosto de ovo da massa [use o ralo fino do ralador para isso e cuide para não usar a parte branca da casca pois ela pode amargar o doce]

Como Fazer Bolinho de Chuva

  1. Para fazer bolinho de chuva simples, você vai precisar também de uma tigela para fazer a massa. Nesta, bata os ovos com a ajuda de um fouet e junte o açúcar em seguida.
  2. Adicione o leite e mexa até incorporar, vá acrescentando então a farinha de trigo aos poucos, até obter um creme homogêneo.
  3. Se quiser, adicione aqui as raspas de limão. A massa não deve ficar muito líquida nem muito densa, deve ser suficientemente consistente para deslizar da colher.
  4. Acrescente o fermento e misture com delicadeza.
  5. O bolinho de chuva tradicional é frito em óleo quente. Uma dica para testar a temperatura do óleo é jogar um palito de fósforo na panela, quando este acender, o óleo está no ponto para fritar.
  6. Com uma colher de sopa, pegue porções da massa [colheradas] e despeje na frigideira, fritando até que estejam dourados. Retire com uma escumadeira e escorra em papel absorvente.
  7. Para obter o efeito das receitas de bolinho de chuva da infância, polvilhe-os, ainda quentes, com uma mistura de açúcar e canela em pó.
  8. Sirva quente.

bolinhos de chuvaBolinho de Chuva com Banana

Se quiser incrementar seu bolinho de chuva, você pode acrescentar uma ou duas bananas maduras amassadas à massa antes de fritar e uma pitada de canela, neste caso, não ponha limão. Ele vai ficar cheiroso e macio, além de nutritivo. Existem muitas variações desta receita, como o novo bolinho de chuva salgado mas estes você mesma pode desenvolver a partir da receita tradicional. Bom apetite!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>